segunda-feira, 30 de maio de 2011

RELIGIÕES CRISTÃS 02

Defendendo a idéia de que a Igreja Anglicana não havia se afastado o suficiente da Católica, surgiram as Igrejas Não Conformistas.

IGREJA PURITANA: Defendem uma Igreja Pura (Puritanismo), sem intervenção do Estado na religião.

IGREJA BATISTA (1609): defende o batismo na Idade Adulta

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA (1863): informa sobre a volta de Jesus (advento), a derrota definitiva de Satanás. Prega que se guarde os sábados como dia santificado.

IGREJA PRESBITERIANA (1560): Surgiu na Escócia com o pregador John Knox. Defende a hierarquia dos presbíteros (eleitos pela congregação) e não os Episcopados (eleitos por bispos).

IGREJA METODISTA (1739): Inglaterra, John Wesley, fervor metódico estudo da Bíblia.

EXÉRCITO DA SALVAÇÃO (1865): Modelo Hierárquico Militar.

As Igrejas Pentecostalismo surgiram nos Estados Unidos a partir de 1901. Acredita nos dons de Pentecostes e nas explicações mágicas da fé.

- Evangelho Quadrangular (1922) clero feminino a cura é divina e aceitável.

- Assembléia de Deus (1911) é a maior Igreja Pentecostal da América Latina.

- Congregação Cristã no Brasil (1910) bem pouco conhecida é contra a prática do dízimo (colaboração pecuniária dos fiéis para a Igreja).

- Deus é Amor (1962) de comportamento bastante radical em relação aos comportamentos, tipo, cabelos compridos e assistir televisão.

As Igrejas Neopentecostais defendem a fé inabalável e inquestionável, comprovada mediante cultos de ação e fé. Defendem a prática secular do dízimo.

- Igreja Universal do Reino de Deus (1977)

- Igreja Internacional da Graça de Deus (1980)

- Igreja Renascer em Cristo (1986)

Destaques ainda para:

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ (1880) Não celebram Natal e acredita na iminência do Juízo Final.
IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS (Mórmons 1830): criada pelo norte-americano Joseph Smith no século XIX sofre contestações de ser realmente cristã, já que sua escritura sagrada é um livro de seu fundador, o Livro de Mórmon.

Bem, agora você já sabe um pouco mais sobre a divisão das religiões cristãs, embora o assunto seja bem mais complexo e caiba mais informações. Nossa preocupação, claro, é apenas de uma rápida exposição.
Em breve vamos ver as religiões Muçulmanas.

Prof. Péricles

Nenhum comentário: