quinta-feira, 12 de abril de 2012

CONSERVADORES NUNCA MUDAM

Quando se é jovem, mulher bonita é mulher gostosa. Não há como separar beleza da atração ao sexo, então, nosso (nós homens) conceito de beleza está atrelado às possibilidades de prazer que o alvo de nossa admiração promete.

Quando amadurecemos, mulher bonita é muito mais que isso. É mulher serena, sábia e piedosa para com nossas inconstâncias.

Aprendemos com o tempo a separar sexo de beleza, sabedoria de fanfarronice, serenidade de apatia.

Quando somos jovens, liberdade é tudo aquilo que nos permite extrapolar nossa energia. É todos ser, ambiente e situação que nos permite liberar. Qualquer ato, o resmungo da mãe, a advertência da professora, o não da namorada, qualquer coisa que nos limite é visto como inibidor do sagrado direito à liberdade.

O tempo nos ensina, que a liberdade implica no respeito à liberdade alheia e que liberdade não é libertinagem e ainda que éramos libertinos e não libertos.

Quando jovens a crítica é sempre pessoal, burra (da parte do crítico) e injusta.

Quando “crescemos” aprendemos a tirar da crítica tudo o que ela pode conter para nossa melhora, para nosso auto-julgamento.

O tempo é o senhor da razão, diziam nossas avós. E pra variar, elas estavam certas.

O amadurecimento é capaz de transformas água em estalactite, montanha em planície e idéias em projetos.

Por isso é importante amadurecer. Por isso não é feio nem sinal de fraqueza mudar uma opinião ou rever um conceito.

Não é o que acontece com os conservadores.

Os conservadores são pessoas que se embrutecem dentro de suas certezas.

Os Conservadores não são, necessariamente, mais velhos, pois muitos jovens são mais conservadores do que o Papa.

Apegados às suas certezas possuem a falsa sensação de ter a verdade absoluta sobre os fatos e se os fatos se alteram tornam-se cegos à mudança temendo perder o controle que julgavam ter sobre os mesmo.

Olham as coisas apenas do mesmo ângulo, ou seja, de um único ponto de vista.

Revolução, apenas a palavra já provoca ojerizas.

Esquerdista é comunista. Jovem fora do padrão é maconheiro, e maconheiro é bandido.
Elite é elite, classe média é fechada e povo é uma invenção dos comunistas.

Esses professorezinhos de história, esses padrecos envolvidos em causas sociais, esses são os culpados pela corrupção, pelas dificuldades, por tudo que lhe foge da zona de conforto.


Nunca tiveram nem jamais terão uma propriedade rural, mas defendem o latifúndio e odeiam o MST mais do que os próprios coronéis. São eles, e não os latifundiários, os maiores inimigos da reforma agrária.

Nunca votaram, nem em seus piores pesadelos em qualquer partido de esquerda, mas, muitas vezes, para dar ares de veracidade aos seus argumentos afirmam que “eu já votei no PT” ou “eu fui simpatizante do socialismo” coisa que, ele sabe, jamais poderá ser comprovada.

O conservador teme estar errado. Ele não quer ouvir argumentos porque se for convencido de um erro isso representaria que a vida inteira ele esteve errado sobre algo e isso é impossível.

Os conservadores fazem parte de nossa paisagem política. Compõem o eleitorado que disputamos. Os conservadores não podem ser diminuídos, subestimados ou esquecidos.

Na verdade, o melhor que se faz é ter vivo que foram eles que apoiaram Jânio e a vassoura moralista. Foram os conservadores que organizaram a Marcha com Deus pela Liberdade e foram eles que clamaram, exigiram, imploraram pelo golpe militar de 1964.

Esquecê-los? Jamais.

Buscar sempre o debate..

Assim como na ficção o vampiro teme o crucifixo, os conservadores temem um bom argumento que lhes abale as carcomidas estruturas de convicções e preconceitos que construíram para se justificar a vida toda.



Prof. Péricles

2 comentários:

Florynar Dickel disse...

RAciocínio legal, concordo quando te referes as posições firmadas pelos conservadores, quando estes não mudam a sua opinião, ou seja, tem uma verdade absoluta na cabeça e (na visão deles) apenas existe essa.

Unknown disse...

Pois é Florynar, uma das características das pessoas que realmente querem ser melhores é a capacidade de compreender quando outra idéia é melhor, e ter a humildade de mudar. Devemos defender nossas idéias com convicção, mas não fazer de nossas convicções, verdades absolutas.
Abraços.