sábado, 12 de outubro de 2013

GIAP E O IMPOSSÍVEL



Sexta-feira, dia 4 de outubro, morreu um querido colega, professor de história.
Querido apesar de nunca tê-lo visto pessoalmente. Mas para nós que ousamos acreditar na utopia do mundo mais justo, distâncias, tempo e formalidades não existem de verdade e professores de história costumam fazer do tempo seu aliado.

Vo Nguyen Giap tinha 102 anos. Tempo de vida totalmente imprevisto para alguém que desde os 14 anos fazia parte de organização clandestina que lutava contra o poder instituído. Para militantes assim, a expectativa média de vida não passa de 2 anos.

Mas, esse homem era especialista em impossibilidades.

Era impossível que a Indochina, frágil e ocupada, expulsasse as forças francesas de seu território. Nguyen Giap os derrotou e expulsou.

Era impossível que meio Vietnam em luta contra a maior máquina de guerra do mundo, as forças armadas dos Estados Unidos, tivesse qualquer chance de êxito militar. Giap não só os enfrentou como os derrotou e os fez sair do país humilhação jamais esquecida pelo Império.

Era impossível que o povo vietnamita sobrevivesse aos bombardeios de napalm ou que suas matas sobrevivessem aos efeitos do agente laranja, mas sobreviveram.

Para um homem assim, sobreviver até mais de cem anos foi apenas mais uma improbabilidade.

Deve estar agora contando alguns de seus feitos à sua esposa, a tailandesa DangThiQuang, uma militante comunista, presa e morta sob torturas, assim como seu filho recém-nascido. Juntos, finalmente.

Giap foi fundador e comandante supremo do Exército do Povo do Vietnam.

Abandonou a carreira de professor de história em 1937, para organizar colegas e alunos na luta revolucionária.

Estrategista notável tornou-se um fantasma à frente de um exército de fantasmas, atacando sempre e recuando sempre que necessário.


Criou uma série complexa de túneis que interligavam pontos chaves e enlouqueciam o exército americano.

Não tendo aeronáutica, teve que suportar os mais terríveis e covardes bombardeios da história, quando foram usados, inclusive, armas químicas e biológicas, sem nenhum protesto do mundo ocidental.

Na chamada Ofensiva do Tet,
suas tropas chegaram a combater nas ruas da capital do Vietnam do Sul, Saigon, o
que levou os Estados Unidos a se retirarem, de forma humilhante, do Vietnam.

A última imagem vista pela televisão dessa guerra mostra funcionários e autoridades americanas brigando a tapas para entrarem no helicóptero que lhes permitiria a fuga.

Em 1975, ocorreu a reunificação do país.

Giap continuou Ministro da Defesa e, por um curto período, foi Primeiro-Ministro. Mas em 1991 se retirou em definitivo da vida pública. Morreu em Hanói
aos 102 anos.

Ele agora, não é mais um professor de história que atravessava as matas para ensinar seus alunos.

Vo Nguyen Giap, agora, é a própria história que seu povo revive nas noites da floresta.


Prof. Péricles

Nenhum comentário: