quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PELOS DEUSES DO EGITO


Todo o espaço era coberto por Nun, as águas do caos, até que Ben-Ben, uma clina sagrada levantou-se das entranhas da água. No pico de Ben-Ben a silhueta de Atum, o primeiro deus.

Atum gerou Shu, o deus do ar e Tefnut, que tiveram dois filhos, Geb, deus da terra e Nut, deusa do céu. E, Shu (ar) ergueu o corpo de Nut (deusa do céu), colocando-o acima de Geb (terra), e esta se tornou a abóboda do céu. Nut e Geb tiveram por sua vez quatro filhos: Osíris, Isís, Seth e Néfti.

Assim começa, na mitologia Egípcia, a história do mundo. Todas essas imagens remetem para os elementos da natureza, ar, água, terra, céu, etc...

Povo de extraordinários conhecimentos sobre a vida, sobre os homens e sobre a morte.

Osíris tornou-se deus e rei da terra; Isís foi a sua mulher, rainha e irmã. Mas Seth o deus do deserto invejava profundamente a Osíris e um dia, usando artimanhas rasteiras, o matou. Osíris foi para o mundo subterrâneo e Seth tornou-se rei da terra. Hórus, filho de Osíris e Ísis vingou a morte do pai e reconquistou o trono.

Conheciam tão bem o deserto como conheciam o caráter humano a ponto de destacar em sua mitologia, sentimentos como amor, inveja, vingança.

Osiris ainda vivia no reino subterrâneo. Néftis que nutria uma secreta paixão por ele, um dia se disfarçou de Ísis e deitou-se com Osíris dando a Luz a Anúbis o deus com corpo de homem e cabeça de cão que presidia o mundo dos mortos.

O Deus dos mortos, senhor dos mundos além da vida, era filho de uma mentira, assim como a morte é uma mentira. Assim como Néftis enganou Osiris disfarçando-se de Isis, a morte é um disfarce para outras verdades muito mais profundas, do lado de lá da existência.

Grande mistério, de tantos mistérios, das crenças e mitologias desse povo fantástico, são os oito deuses de Hermóplis.

São deuses inexplicáveis no contexto maior do panteão divino. Deuses que, para alguns seria os primeiros e mais antigos deuses de todos, para outros seriam a essência de tudo, e para alguns, mestres de outra civilização desconhecida, cultuados, especialmente na cidade de Hermópolis.Eram eles: Nun e Naunet, o caos, o oceano primordial;Heh e Hehet, o infinito; Kek e Kauket, as trevas e Amon e Amaunet, o oculto.

De onde viemos, o que somos, para onde vamos. O que existe depois da morte... Todas as explicações estavam nas divindades. E toda a divindade estava na alma e na potencialidade criativa do ser humano.

O que eram os oito deuses?

Egito, terra de mistério e de respostas perdidas entre as areias do tempo.

Prof. Péricles

Um comentário:

Jairo disse...

O Egito a minha grande paixão, ainda temos muito que descobrir sobre este povo, é um mistério que o homem ainda não alcançou, e acredito que ainda não estamos prontos para compartilhar os conhecimentos de povo tão avança para o seu tempo!!