sábado, 23 de novembro de 2013

TONELEROS, A HISTÓRIA OFICIAL



Madrugada. Escuridão numa rua pouco iluminada do Rio de Janeiro. Um carro em marcha lenta estaciona. Dele saltam três pessoas: dois homens adultos e um jovem de 15 anos.

Despendem-se do motorista que coloca o carro em movimento e se afasta. Nesse momento, surgindo das sombras da Rua Toneleros, um vulto se destaca, em sem pronunciar nenhuma palavra aciona o revólver. Um dos três recém chegados tenta se lançar sobre o agressor, mas é atingido no peito e cai pesadamente na calçada. O outro puxa o jovem pelo braço e corre em direção ao prédio. É atingido também, no pé. Um guarda Municipal se aproxima da cena e também é atingido. Um táxi surge do nada e o atirador entra com agilidade. O táxi dispara, mas, mesmo caído e sangrando, o guarda, Sávio Romero, consegue anotar a placa.

Quando o barulho do motor se dispersa, ouvem-se gemidos. Três pessoas estão caídas na calçada. O jornalista e candidato a Deputado Federal, Carlos Lacerda, segura a perna baleada, o Guarda municipal grita pedindo socorro enquanto tenta estancar o sangue que verte do braço e logo a poucos metros o corpo imóvel do major-aviador Rubens Florentino Vaz.

O Atentado da Rua Toneleros, ocorrido em 5 de agosto de 1954, foi um dos fatos mais dramáticos da história brasileira, e também, um dos mais mal planejados e executados da história dos crimes políticos.

Naquela mesma madrugada o taxista Nelson Raimundo de Souza procurou a polícia. Depois de tentar se dizer um inocente taxista que pegou um passageiro acabou reconhecendo seu envolvimento.

Num gesto de claro desafio, o exército cria um IPM (Inquérito Policial Militar) em dependências do Aeroporto Galeão. A formação do Inquérito não passa pela autorização do presidente Getúlio Vargas, chefe maior das forças armadas, segundo a constituição, e por isso, a comissão será apelidada de “República do Galeão” como se fosse independete da autoridade presidencial.

O taxista confessa que Climério Euribes de Almeida, um integrante da Guarda pessoal de Getúlio acertara com ele de dar fuga em seu veículo a um pistoleiro que iria fazer “um serviço” naquela noite. Pressionado durante o depoimento, acaba confessando o nome do matador, Alcino João do Nascimento.

Alcino e Climério são presos, e Alcino se diz apenas um “testa de ferro” e aponta como mandante do crime, Gregório Fortunato, chefe da Guarda do presidente e amigo pessoal de Getúlio Vargas.

O círculo estava fechado e aponta para a responsabilidade do chefe de Estado brasileiro. Havia uma vítima preferencial feriada (Carlos Lacerda, opositor e líder do anti-getulismo), uma vítima acidental (um militar, o major Vaz), o pistoleiro (Alcino), o contato (Climério) e o mandante (Gregório Fortunato, homem de confiança de Getúlio Vargas).

A pressão se estabelece, o país se escandaliza. Os militares exigem a renúncia, o povo na rua exige a renúncia, a mídia acentua a impossibilidade da continuação no poder de um presidente com as mãos sujas de sangue.

Vargas, sempre se dirá inocente, jamais assumindo qualquer responsabilidade nos fatos.
Na madrugada de 24 de agosto de 1954, após uma tentativa de negociação recusada pelos militares, Getúlio Dorneles Vargas cometia suicídio com um tiro no coração.

Nelson Raimundo, o taxista, foi condenado a 11 anos de prisão. Alcino, o pistoleiro foi condenado a 33 anos, pena depois reduzida, foi solto após 23 anos e sobreviveu a duas tentativas de assassinato. A mesma sorte não teve Climério, o contato, condenado a 33 anos, foi assassinado enquanto cumpria pena.

Gregório Fortunato, o “Anjo Negro”, jamais admitiu a participação de Getúlio nos acontecimentos mesmo sob as mais bárbaras torturas. Disse sempre ser o único responsável pelo atentado fracassado. Julgado em 1956 foi condenado a 25 anos de prisão, pena reduzida para 20 e depois 15 anos. Estudou direito e se formou advogado criminalista na cadeia, tornando-se ídolo dos prisioneiros ao rever penas dos detidos.
Numa provável queima de arquivo, Gregório Fortunato foi assassinado na penitenciária Frei Caneca, no Rio de Janeiro, pelo também detento Feliciano Emiliano Damas uma semana antes de ser posto em liberdade.

O Anjo Negro sabia de toda a verdade e escreveu sua versão dos fatos num caderno, que guardava com devoção.

O caderno de Gregório, desapareceu para sempre.

Prof. Péricles

Nenhum comentário: