quinta-feira, 24 de julho de 2014

DEMÔNIOS SÃO RISONHOS


Como dizia o poeta Castro Alves, Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-vós, Senhor Deus! Se é loucura... se é verdade, Tanto horror perante os céus?

Mísseis de alta tecnologia, guiados por satélites e precisão absoluta, lançados sobre casas de civis, sobre hospitais, templos, escolas.

Se nas guerras mais antigas havia o alento de que bombas jogadas mecanicamente através uma abertura na aeronave, fossem imprecisas e atingissem alvos distantes, agora nem isso existe mais.

Como pode um exército extremamente bem equipado, marchar e matar indistintamente pessoas como se matasse insetos? E justamente o exército de um povo que já sentiu isso na própria carne em passado tão recente?

Filas imensas de corpos de crianças destroçadas, crianças que nem mesmo sabem por que tanto ódio e tanta morte. Crianças que até ontem assistiam os jogos da Copa do Mundo e sonhavam serem artilheiros e craques de futebol, como tantas crianças no mundo inteiro. Meninos e meninas que tiveram o ano escolar interrompido pela guerra.

Por onde se escondeu a dignidade nas terras de Moisés?

Terão virado pó como os monumentos de demônios que assustavam os caravaneiros dos tempos de Judá?

O inferno é aqui e os demônios ocupam gabinetes refrigerados, usam computadores e falam por celulares.

O cheiro do inferno não é de enxofre, mas de gasolina queimada, de butano, de lenha em chamas.

Enquanto tropas de um dos exércitos mais bem equipados e poderosos do mundo marcham eivando a terra de sangue, a ONU faz reuniões inócuas e declarações vazias.

O governo de Israel calcula quantos poderá ainda matar até ser forçado a parar já que os custos de uma missão militar são elevados, e convenhamos, como são caros os mísseis de hoje em dia.

Mil? Dois mil? Três mil?

Utiliza a contabilidade parecida com a utilizada pelos nazistas quando em Wassen optaram pela solução final, ou seja, pela extinção dos judeus. A diferença é que, enquanto os campos de extermínio de judeus eram escondidos nas terras em guerra, a solução final palestina se dá ao vivo e a cores em todos os canais de notícias.

Aposto que Benjamin Netanyahu sorri. Aposto que Obama já pensa nas férias de verão. Se bobear um general coça o saco e ri enquanto conta uma piada de algum palestino que ele pode eliminar, aproveitando a oportunidade.

Segundo Dante, os demônios são risonhos.

E os demônios gracejam sobre a morte nas terras de Canaã, enquanto a ONU, protesta.

Como pode, senhor Deus dos desgraçados, tanto horror perante os céus?

Prof. Péricles


Um comentário:

Anônimo disse...

Como podem fazer tamanha crueldade? Logo quem? Os que sofreram na carne o holocausto. Não aprenderam nada! Me enoja e envergonha este povo!
Maria Ivony