sábado, 6 de junho de 2015

O VAIDOSO, A ARGILA E O ETERNO



Qin Shi Huang Di, desde menino tinha verdadeira obsessão pela eternidade. Morrer, definitivamente, não estava nos seus planos.

Costumava dizer que achava humilhante ter que morrer.

Já adulto, Qin tornou-se um poderoso político e terrível militar.

Foi o primeiro imperador da China, unindo todos os reinos beligerantes no ano de 221 a.C.

Padronizou pesos e medidas, ordenou o uso de apenas um idioma oficial e enfim pode se sentir senhor de um só império.

Antes, porém, agiu com extrema violência, massacrando todos os levantes contra sua autoridade e executando todas as lideranças que ameaçassem seu poder.

Qin queimou livros e mandou executar todos os sábios da China que pudessem questionar sua autoridade.

Quando, aparentemente, já não havia qualquer oposição viva ao Imperador da China, ele finalmente sossegou.

Então recrutou cerca de 700 mil operários, chefiados por um número indeterminado de engenheiros.

Na busca de uma imortalidade possível, Qin Shi Huang Di, determinou a construção da mais extraordinária tumba já imaginada.

A tumba deveria ser em tudo semelhante a uma cidade e guardada por um exército de milhares de soldados moldados em terracota, material constituído por argila cozida no forno, de cor laranja acastanhado.

O trabalho artesanal foi de uma feitura fantástica, sendo cada figura original e diferente das outras. Oito mil guerreiros, 520 cavalos e 130 carruagens de bronze em metade do tamanho natural, além de inumeráveis outras figuras como funcionários, músicos e acróbatas em companhia de valiosos artefatos de seda, linho, jade e osso. Tudo reconstituído com uma veracidade espantosa.

A finalidade de todo o impressionante exército de terracota era proteger e servir o governante em sua vida após a morte, que, inevitável, aconteceu no ano 210 a.C.

Antes de sua morte, Qin Shi ordenou a execução de todos os artesãos, engenheiros, militares, concubinas e escravos que tivessem participado dos trabalhos ou conhecesse seus segredos.

As esculturas, foram descobertas em 1974 por agricultores locais no Distrito de Lintong, em Xi'an, na província de Shaanxi.

Historiadores e arqueólogos chineses temem perturbar a delicada estrutura que de forma singular imita a vida da China nos tempos de seu primeiro imperador e escavaram relativamente pouco, e por isso, acredita-se que ainda existam sobre as terras e no fundo de poços artificialmente criados, muitos segredos e mistérios.

O corpo do déspota, ainda não foi encontrado, e algumas superstições camponesas afirmam que ele ainda está vivo saindo apenas a noite para contemplar sua obra.

Qin Shi Huang Di, o Imperador que tentou enganar a morte.


Prof. Péricles

Nenhum comentário: