quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O VALE TUDO E A FALTA DE LIMITES







Por Clóvis Malta






Foi tudo num período tão curto desses tempos difíceis, que quase passou despercebido na fila dos acontecimentos.

Em protesto contra a corrupção, uma senhora com a expressão dessas tias compassivas que todo mundo tem ou teve escancarou num cartaz, em plena Avenida Paulista, seu desejo em relação a antagonistas políticos: "Porquê não mataram todos em 1964?".

Um dia depois, uma professora de Araçatuba, em São Paulo, passou pela humilhação de ficar grudada na cadeira em plena sala de aula. Mas não: o problema maior não está naquele "porquê" grafado junto e com acento na cartolina, num país de tão pouco apreço à educação, em todos os sentidos que o termo abarca. Nem no fato de os alunos terem passado uma supercola no assento. O que inquieta é a falta de limite na origem dos dois casos.


Se até a virtude precisa ser contida, como defendeu Montesquieu, fica mais fácil entender por que o cotidiano virou uma bagunça.

Crianças e adolescentes são incentivados, cada vez mais, a imaginar que podem tudo. Pais, que deveriam ajudá-los a discernir o que é certo, o que é errado, muitas vezes acabam confundindo-os ainda mais com seus exemplos. Ajudam então a perpetuar um círculo perverso.

Fica mais fácil assim entender, mas não aceitar, por que o sagrado direito de protestar contra o que quer que seja acaba dando abrigo à expressão do desejo do extermínio de oponentes — e não foi, não, um caso isolado, nem força de expressão.

Se o exemplo falha em casa e nas ruas, o que esperar de quem vai à escola sem qualquer noção de respeito a um educador e ao que deveria ser visto como um templo de aprendizagem?

Agora mesmo, estamos presenciando as ações contra a corrupção alcançarem, enfim, políticos poderosos que chegaram aonde estão com o nosso voto. São casos típicos de pessoas para as quais nem o céu é o limite. Acham que podem tudo, inclusive quando estão diante do nosso dinheiro.

Corrupção prospera a partir da ganância, do excesso de tolerância, da impunidade. Mas tem também a ver, nas banalidades do cotidiano, com a forma como exercitamos valores éticos com a nossa família, com funcionários, com amigos...

Desde cedo, os brasileiros vêm sendo obrigados a conviver nesse ambiente marcado pelo baixo-astral, mas também pela esperança.

Vamos, então, conferir mais atenção a nossas crianças — desde as pequenas que colocam cola em assentos, até as mais crescidas que usam o acento errado para conclamar morte aos inimigos, sem esquecer, obviamente, daquela que mora em nós.

Nenhum comentário: