sábado, 14 de novembro de 2015

DILMA E A SÍNDROME DE ESTOCOLMO

Pattie Hearst
No Julgamento



Numa quente manhã do verão de 1973, dois homens invadiram o “Creditbank” em Estocolmo, capital da Suécia. A ação dos assaltantes não deu certo e o prédio acabou cercado pela polícia, resultando num terrível tiroteio.

Impossibilitados de fugir, a dupla de assaltantes fez quatro desafortunados reféns por longos e arrastados seis dias (de 23 a 28 de agosto) de ameaças e negociações  com a polícia.

Para surpresa de todos, ao final das negociações os reféns mostraram-se arredios ao auxilio da polícia e usaram os próprios corpos para proteger os assaltantes de algum atirador de elite. Em seguida passaram a defender publicamente os raptores.

Desde então, essa estranha condição psicológica em que a vítima submetida a longo estresse físico e emocional (quando perde toda esperança de escapar) desenvolve um processo de simpatia, aceitação e dependência da aprovação do raptor, é denominado de Síndrome de Estocolmo.

Segundo especialistas “A princípio, as vítimas passam a se identificar emocionalmente com os sequestradores por meio de retaliação e/ou violência. Pequenos gestos gentis por parte dos raptores são frequentemente amplificados porque o refém não consegue ter uma visão clara da realidade e do perigo em tais circunstâncias. O complexo e dúbio comportamento de afetividade e ódio simultâneo junto aos raptores é considerado uma estratégia de sobrevivência por parte das vítimas”.

O caso mais famoso de Síndrome de Estocolmo envolveu Patty Hearts, uma norte –americana hedeira de um verdadeiro império (neta do Roberto Marinho dos Estados Unidos, William Randolph Hearst, magnata das comunicações).

Sequestrada em 04 de fevereiro de 1974 quando estava em seu apartamento com o noivo, pelo “Exército Simbiones”, um grupo de americanos marxistas pirados que se diziam contra o racismo, a monogamia e o sistema penitenciário do país, Patty foi ameaçada de morte, torturada e violentada pelo líder do grupo, Donald DeFreeze.

Depois de libertada do cativeiro, juntou-se aos raptores e passou a viver com eles com novo nome “Tania” em homenagem a companheira de Che Guevara, participando de assaltos e outras ações do bando.

“Tania” e um casal foram os únicos sobreviventes do “exército” quando os outros seis mebros (inclusive DeFreeze) foram mortos em confronto com a polícia em Los Angeles.

Reorganizaram o grupo e executaram mais dois assaltos (um com morte de uma mulher grávida), e finalmente presos em setembro de 1975.

Julgada em março de 1976 foi condenada a sete anos de prisão, mas cumpriu apenas 21 meses, tendo a pena comutada pelo presidente Jimmy Carter, muito amigo de seu avô.

Atuou em alguns filmes, como Cry-Baby de 1990 e alguns seriados de televisão, e hoje, aos 61 anos, vive com Bernard Shaw, seu ex-guarda-costas, com quem teve duas filhas.

A síndrome de Estocolmo pode muito bem ser identificada, por exemplo, no clássico conto de Marie le Prince de Beaumont, "A Bela e a Fera".

O que ninguém esperava é que a Síndrome também se desenvolvesse entre governantes, como parece ser o caso dos governos petistas do Brasil.

Embora eleitos democraticamente por uma maioria de milhões de votos, os governos Lula e Dilma padecem do temor diante da falsa ideia de que não existe escapatória se não houver cumplicidade com os raptores.

Os raptores no caso são a mídia que assumiu uma postura de partido político de oposição e industrializou a forma de divulgar notícias que incluí “vazamento” estratégico de notícias sigilosas ainda sendo investigadas e pirotecnia de vocabulários, presunções de culpa e inocência além de defender ideais claramente golpistas.

Reeleita há um ano, Dilma ainda não conseguiu governar, sequestrada por aqueles que perderam nas urnas.

Estranhamente, os governos petistas reduzem-se no enfrentamento dessas agressões, evitando o debate mais aberto e mantendo programas milionários que beneficiam os “raptores” assumindo uma postura que varia da passividade à cumplicidade.

Querem acreditar que os raptores irão gostar deles e alterar posturas.

Enquanto faz de conta que está tudo bem, a apatia dos governos petistas põem em risco a própria sobrevivência da democracia brasileira.

Militantes, simpatizantes, eleitores, de Dilma e de Lula, muitas vezes ficam perplexos diante da passividade assim como os policiais ficavam perplexos diante de fotos de Patty Hearts com metralhadora na mão, assaltando um banco.

Na última viagem da presidenta aos Estados Unidos, na hora da entrevista coletiva que por lá é disputada à unhas e dentes, Dilma, diante da cara de espanto do presidente Obama, concedeu a uma repórter da Globo fazer a primeira pergunta (coisa que nos EUA representa valorização e reconhecimento por parte da autoridade). Fosse Obama e a repórter da Globo ficaria para a última pergunta e nisso nada haveria de ilegal já que é da preferência da autoridade a ordem das perguntas.

Talvez seja necessário que os governos petistas entendam que a defesa da democracia não implica em ser autoritário. A retaliação, dentro dos parâmetros civilizados, faz parte do jogo de pressão que é a essência da política.

Se Leonel Brizola não erguesse sua voz em defesa da Legalidade, a mesma mídia consideraria correta a tomada do poder pelos militares em 1961.

Se alguém erguesse a voz em favor de Getúlio Vargas em 1954, talvez o presidente levasse seu governo até o fim e ainda vivesse muito tempo.

A mídia brasileira jamais aprovará os governos petistas por mais que os governos petistas tentem ser simpáticos e “amiguinhos” da mesma forma que os senhores da Casa Grande jamais defenderão os interesses da senzala.

A mídia brasileira não é neutra e nisso reside um erro gigantesco dos ingênuos. São grandes empresas com grandes interesses aqui e fora do país, e que, defendem seus interesses antes de qualquer outra coisa.

As concessões sempre serão poucas e a exigência de mais concessões sempre será maior, pois o que a elite brasileira quer mesmo é aquilo que ela sempre teve e não se conforma perder, o poder.

Vale ressaltar que, as vítimas da Síndrome de Estocolmo não se reconhecem dentro do quadro doentio. É comum também no caso de violência doméstica e familiar em que a vítima é agredida pelo cônjuge e continua a amá-lo e defendê-lo como se as agressões fossem normais.

Da mesma forma, os governos petistas e seus mais leais e fervorosos defensores, entendem como normais os planos e golpes contra a democracia brasileira.

Pobre país que não tem nem mesmo a esperança de um Jimmy Carter hipotético que lhe indulte os pecados e que perdeu aqueles que não tinham medo da luta.




Prof. Péricles
















Nenhum comentário: