sexta-feira, 4 de novembro de 2016

A BRUXA ESTÁ SOLTA

Arco do Telles, hoje

Barbara Maria Joaquim nasceu em Portugal em 1770 e, com apenas 18 anos, veio para o Brasil com o marido.

Era extremamente bela, daquelas de parar o trânsito, se bem que naquela época não havia muito trânsito por aqui.

Bárbara se apaixonou por um rapaz mulato, cujo nome desconhecemos e, com ele, passou a trair o maridão lusitano.

Segundo algumas versões, o último a saber, acabou flagrando os dois e, na briga que se seguiu, ela, Bárbara, com agilidade e leveza no uso de uma faca, matou o esposo.

Alegando legítima defesa, escapou da prisão.

Passou a viver com seu amor moreno tropical, mas esse, logo se revelou ser um coisa ruim e quando ela percebeu, seu dinheiro e seus bens já tinham ido quase todos para o beleléu.

Outra vez mostrou destreza na faca e matou o amante latino e novamente alegando legítima defesa, se manteve livre.

Sozinha e pobre, a linda moça teve que lutar pela vida.

Naqueles tempos, ainda mais do que hoje, o mercado de trabalho era restrito para as mulheres. Mas Bárbara foi a luta, escolhendo o mercado em que, sem dúvida, sua beleza garantiria sucesso, a prostituição.

Assumiu o nome de Bárbara dos Prazeres e logo se tornou conhecidíssima na cidade.

Uma das mais belas entre as belas. Clientes que vinham de outras cidades e até mesmo de outras províncias, aproveitavam a ocasião para conhece-la.

Bastava procura-la, e torcer que ela pudesse atende-lo na Travessa do Comércio, Praça XV, muito conhecida pelo “Arco do Telles”, construído em 1743 para não atrapalhar o vai e vem dos transeuntes quando, naquela localidade, foram construídas inúmeras casas para aluguel residencial a mando de Antônio Telles Barreto de Menezes.

Era um lugar chic, mas que entrou em franca decadência quando um incêndio criminoso, em 20 de julho de 1790, que começou numa loja de objetos usados denominada curiosamente de "O Caga Negócios", destruiu o prédio deixando dezenas de feridos e dois mortos.

A partir desse incêndio, o pessoal chic preferiu morar em outros lugares e a região se tornou palco de boemia e prostituição.

Pois foi ali, no “Arco do Telles” que Bárbara dos Prazeres, reinaria por quase vinte anos, com a dignidade e a felicidade possível à sua situação.

Mas, o tempo, o maior inimigo de quem depende da beleza, é inclemente com todos e com todas e Bárbara viu surgir os primeiros sinais da decadência estética. Algumas rugas, várias estrias, e os cabelos ameaçavam embranquecer.

Além disso, havia contraído "doença ruim" ao atender o empresário Gomides D’Assado, o maior fornecedor de carne moída da cidade, e o mal ameaçava sair de controle e expor suas terríveis chagas.

Não se sabe exatamente como, mas Bárbara acabou convencida de que havia uma maneira de deter a velhice. Era uma receita complicada, cheia de ervas e alguns ingredientes difíceis de achar, mas, o mais chato mesmo era que tinha que ter sangue fresco de criança na mistura.

Barbarinha passou a sequestrar e matar crianças para obter o ingrediente vital.

Todo mundo sabe que no Brasil, de rua, filhos da miséria, não tiram o sono das autoridades que fingem não vê-los vivos nem reconhece-los mortos, e, por isso, espertamente, foi esse “manancial” que ela atacou primeiro.

Ela atraía essas crianças com doces, alguns brinquedos e atenção e os levava para casa sem ser notada. Lá, as crianças ingeriam sem saber ou forçadas pela faca, as ervas vindo a perder a consciência. Eram então penduradas de cabeça pra baixo e sangradas até morrer (Bárbara já tinha experiência no uso da faca). O sangue era recolhido num balde e levado a uma banheira onde rolava um banho ritualístico para manter a beleza e a eterna juventude.

Com o tempo, o surgimento crescente de corpos descartados pela cidade, deixou evidente que alguma coisa muito estranha estava acontecendo. Bateu pavor. As mães trancavam seus filhos em casa antes de escurecer e até as crianças de rua passaram a andar em bandos para se proteger.

A Bruxa teve que mudar de “matéria-prima”, e passou a sequestrar e matar crianças de um nível sócial mais alto. Isso provocou investigações policiais, alarmismo na imprensa e crescente pânico na população. Um serial killer (o termo não existia na época, dizia-se assassino em massa) estava matando crianças cariocas.

Tudo isso complicou mais a vida de Bárbara dos Prazeres e sua particular fonte da Juventude. Então passou a buscar novas vítimas na “Roda dos Inocentes”.

Na Santa Casa da cidade, havia uma espécie de bandeja giratória num dos muros, onde mães sem condições de criar seus recém-nascidos, os abandonavam, na esperança deles serem acolhidos e levados para um orfanato. As enfermeiras, ao ouvirem o choro das crianças, giravam a roda e resgatavam os bebês sem nem falarem com as mamães.

A assassina passou a esconder-se perto desse local e quando alguma mulher deixava se filho e se afastava antes da roda ser girada ela ia lá e pah... pegava o baby.

Por algum tempo foi uma espécie de crime perfeito, até que um dia ela a sorte a abandonou.

Aparentemente, certa feita, a Roda girou quando a sequestradora ainda recolhia a criança. Seu braço ficou preso e ela foi descoberta, mas fugiu.

Com quase 60 anos de idade, Bárbara dos Prazeres se tornou a criminosa mais procurada do Brasil, mas, jamais foi encontrada e presa.

Consta que a expressão popular “a bruxa está solta” nasceu nesse momento.

Seu ponto no “Arco do Telles” foi vigiado dia e noite, mas, permaneceu vazio. Bárbara, agora denominada de bruxa, a mais bela prostituta do Rio de Janeiro, desapareceu.

Em 1830, um corpo de mulher apareceu boiando próximo ao Lago do Paço. Era impossível reconhecer a vítima já que o corpo apresentava adiantado estado de putrefação, mas a roupa (um casaco de oncinha), altura e algumas pulseiras levaram a polícia concluir que fosse a terrível feiticeira.

Bárbara foi dada como morta e o caso encerrado, embora, por muitos e muitos anos, a população acreditasse que, de alguma maneira ela ainda estivesse viva e à espreita de crianças pela cidade.

Em 23 de julho de 1993, data exata dos 200 anos em que Bárbara, pela primeira vez apareceu no "Arco do Telles", para fazer sua estréia na “profissão”, um terrível evento chocou o país e o mundo – a Chacina da Candelária, quando oito crianças sem-teto foram brutalmente assassinadas pela polícia. Era exatamente nessa região, próxima à Igreja da Candelária, que as primeiras vítimas (as crianças de rua) foram sequestradas e mortas.

Já, em 2016, quando se completam 200 anos em que ela iniciou sua carreira de sequestradora e homicida, a vítima, perseguida e sangrada, é a própria democracia do país. 

Uma frágil Constituição, de apenas 28 anos, foi sequestrada e violentada com a queda de uma presidenta legitimamente eleita pela vontade de milhões manifestada no voto.

Coincidências?

Ou a bruxa ainda está solta no Brasil?




Prof. Péricles





Nenhum comentário: